Vaticano: Consistório sábado para canonização de D. Nuno Álvares Pereira - Ecclesia

    Compartilhe
    avatar
    Admin Forum
    Admin
    Admin

    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 49
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    Vaticano: Consistório sábado para canonização de D. Nuno Álvares Pereira - Ecclesia

    Mensagem  Admin Forum em Ter Fev 17 2009, 07:36

    Vaticano: Consistório sábado para canonização de D. Nuno Álvares Pereira - Ecclesia




    16 de Fevereiro de 2009, 22:05




    Lisboa,
    16 Fev (Lusa) - A canonização do Beato Nuno de Santa Maria, D. Nuno Álvares Pereira, avança de forma "decisiva" no próximo sábado, com a realização de um Consistório público ordinário para a votação de dez causas de canonização, na presença do Papa.
    O anúncio, hoje citado pela agência católica Ecclesia, consta de um comunicado assinado por D. Guido Marini, Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, publicado na sala de imprensa da Santa Sé.
    Segundo a Agência de Notícias da Igreja Católica em Portugal, este é um acto formal em que Bento XVI pede o parecer de um conjunto de Cardeais sobre as causas. Estes já responderam antes do Consistório se concordam ou não com a canonização. Bento XVI deverá indicar a data de canonização, adianta à Ecclesia o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins, o homem que conduziu este processo no Vaticano.
    As hipóteses mais fortes são os meses de Abril ou Outubro, salientou. Em Novembro, em Fátima, os bispos católicos portugueses tornaram público o desejo de Bento XVI se deslocar a Portugal em 2009, fazendo conciliar essa viagem com a canonização do beato Nuno Álvares Pereira. "Depois de tanto tempo e tantos anos, chegou ao seu termo a causa de canonização desta grande figura da hagiografia portuguesa", assinala à Ecclesia o cardeal José Saraiva Martins, frisando que "a canonização vai ser um dia histórico".
    O prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos revela à agência católica "um sentimento de gratidão a Deus" pelo "privilégio" que lhe deu por poder concluir o processo de canonização do Beato Nuno Alvares Pereira. Quanto ao local da canonização do Beato Nuno, o Cardeal Saraiva Martins lembra à Ecclesia que "o princípio é que as canonizações sejam feitas em Roma" e as beatificações nas igrejas locais. "Se não houve nenhum pedido por parte de Portugal, é natural que seja em Roma", sublinha. Hoje, com os pobres a aumentarem, a mensagem do Nuno Álvares Pereira é "extremamente actual", conclui o cardeal português. O Beato Nuno de Santa Maria (1360-1431) foi beatificado em 1918 por Bento XV e nos últimos anos, a Ordem do Carmo (onde ingressou em 1422), em conjunto com o Patriarcado de Lisboa, decidiram retomar a defesa da causa da canonização. A sua memória litúrgica celebra-se, actualmente, a 6 de Novembro. O processo de canonização foi reaberto a 13 de Julho de 2004, nas ruínas do Convento do Carmo, em Lisboa, em sessão solene presidida por
    D. José Policarpo. A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. A cura de Guilhermina de Jesus, depois de ter pedido a intervenção do Santo Condestável, foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que a
    consideraram miraculosa, aponta a Ecclesia.


    TM.
    Lusa/Fim

      Data/hora atual: Seg Set 25 2017, 20:55