Núcleo da FNA Ermesinde em Acções de Formação de Protecção Civil

    Compartilhe
    avatar
    Admin Forum
    Admin
    Admin

    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 49
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    Núcleo da FNA Ermesinde em Acções de Formação de Protecção Civil

    Mensagem  Admin Forum em Dom Fev 21 2010, 08:12

    Núcleo da FNA Ermesinde em Acções de Formação de Protecção Civil


    Estiveram presentes 8 elementos do Núcleo da F.N.A. de Ermesinde na 1ª Acção de Formação no âmbito de uma parceria com a A.N.P.C. – Autoridade Nacional de Protecção Civil, comando distrital.

    Esta Acção de Formação vem de encontro à vontade de criar uma perfeita articulação entre a A.N.P.C. e a F.N.A. em apoio directo aos agentes de Protecção Civil (Forças Armadas, Bombeiros, Sapadores Florestais, Forças de Segurança, Polícia Municipal, INEM, Centros de Saúde e Cruz Vermelha Portuguesa).

    No 1º dia de formação (30 de Janeiro) foi explicado o funcionamento da A.N.P.C. e de que forma a F.N.A. se pode integrar na sua operacionalidade e quais as missões de apoio que se lhe reservam como Entidade Voluntária. Foi feita uma visita guiada às instalações, sendo a Sala de Operações aquela que despertou mais interesse e onde a visita foi mais demorada.

    Para além da Sr.ª Eng.ª Olga Sampaio da Protecção Civil, que foi quem ministrou a Acção de Formação e é responsável por esta articulação, tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com o Comandante Distrital, Sr. Coronel Teixeira Leite, que se mostrou muito agradecido com a nossa disponibilidade e fez o convite para participarmos num grande simulacro a levar a cabo no dia 13 de Março.

    Após o almoço no Quartel dos Bombeiros Portuenses, tivemos nas suas instalações formação sobre Manuseamento de Extintores. Esta acção foi de grande interesse e empenhamento de todos sem excepção e teve o seu ponto alto na prática de abordagem e eliminação de um foco de incêndio numa botija de gás apenas com um dedo!

    A Formação no 2º dia (6 de Fevereiro de manhã), de novo nas instalações da Protecção Civil, foi ministrada por uma equipa de formação da Cruz Vermelha Portuguesa. Os temas foram Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida e para além da formação teórica exemplificada, todos tivemos a oportunidade de pôr em prática individualmente as manobras aprendidas.

    Esta que foi a 1ª Acção de Formação desta parceria, foi avaliada no final como de extrema importância, ficando a promessa de que outras se seguirão após o simulacro de 13 de Março.



    Zé Adriano – FNA Ermesinde

      Data/hora atual: Ter Nov 21 2017, 13:10