História da Fundação do Núcleo de Ermesinde

    Compartilhe
    avatar
    Admin Forum
    Admin
    Admin

    Masculino
    Número de Mensagens : 179
    Idade : 49
    Localização : Ermesinde
    Associado FNA : Sim
    Data de inscrição : 05/03/2008

    História da Fundação do Núcleo de Ermesinde

    Mensagem  Admin Forum em Qua Maio 28 2008, 09:20



    Fraternidade de Nuno Álvares – Fundação e História do Núcleo de Ermesinde

    A F.N.A. em Ermesinde teve como principal dinamizador o saudoso “Chefe Serafim Campos”. Este antigo Chefe do C.N.E. foi o primeiro a alistar-se na F.N.A. mas apenas na região do Porto. Já inserido nesta associação, sempre esteve presente nas principais actividades do Agrupamento do C.N.E. de Ermesinde e até como conselheiro em algumas das suas principais decisões. Mas não satisfeito por ser o único a usar o lenço castanho (cor oficial da F.N.A.) decidiu convidar alguns antigos escutas e fundar o Núcleo de Ermesinde. A fundação deste Núcleo ocorreu em 9 de Junho de 1992, com cerca de 15 elementos (associados), tendo como Presidente o próprio Chefe Serafim Campos e Vice-presidente António Ferreira, com sede numa sala disponibilizada pelo Agrupamento C.N.E. de Ermesinde na sua própria sede.
    Desde a data da sua fundação até aos dias de hoje o número de associados tem vindo a aumentar e muitas actividades de cariz escutista têm sido feitas, inicialmente em conjunto com o C.N.E. Hoje, os escutas da F.N.A. são mais participativos, têm mais actividades próprias e nestes últimos anos têm participando em projectos nacionais e regionais. A F.N.A. em Ermesinde está agora muito mais activa.
    Recordando algumas das principais actividades que marcaram a caminhada deste Núcleo de Ermesinde, temos algumas visitas guiadas a zonas históricas do Porto e outras cidades, os “Acampamentos Nacionais” em Mangualde em 2003 e em S. Jacinto em 2006 com centenas de participantes, a “Peregrinação Nacional da F.N.A. a Fátima” em 2005, com milhares de participantes, o “FÓRUM” no Porto, também em 2005, onde escutas de todo o país reflectiram sobre o futuro desta associação, delineando um projecto de actividades até 2010, a “Taça Itinerante”, actividade a nível da região do Porto, que venceu e organizou várias vezes, esteve empenhada nas comemorações dos 100 anos do escutismo mundial, participando activamente em algumas actividades como a da recepção da “Chama do Centenário Escutista” na cidade do Porto e organizou o “Dia da Região do Porto-2007”. Participou noutras actividades mais pequenas mas sempre de grande simbolismo escutista, como a participação em acampamentos do VII agrupamento do C.N.E. de Ermesinde, tem sido sempre uma presença no Banco Alimentar, colaboração com diversas entidades (Centro Social de Ermesinde, Igreja Paroquial).
    Neste momento está a organizar duas das principais actividades para este ano 2008 o “16º aniversário” e o “1º Acampamento – FNA Ermesinde”.
    Hoje o Núcleo da F.N.A. de Ermesinde tem como presidente Edmundo Queirós, que também acumula o cargo de vice-presidente da Região do Porto.

    J. Jacinto Mota
    Vice Presidento do Núcleo

    Pequeno slideshow com mostra de actividades realizadas em 2008





    Versão Final


    Última edição por Admin Forum em Qui Abr 09 2009, 18:43, editado 1 vez(es)

    sandra moreira
    Etapa de Ouro
    Etapa de Ouro

    Feminino
    Número de Mensagens : 51
    Idade : 42
    Localização : ermesinde
    Situação : associado fna
    Data de inscrição : 10/03/2008

    Re: História da Fundação do Núcleo de Ermesinde

    Mensagem  sandra moreira em Qui Maio 29 2008, 14:11

    É com muito orgulho que faço parte da Fraternidade Nuno Alvares-Nucleo de Ermesinde.
    Ainda me lembro do convite feito pelo nosso querido chefe Campos, com a sua simpatia um dia perguntou-me se não gostaria de voltar aos escuteiros, mas desta vez para pertencer a um grupo diferente, a FNA. Não fazia ideia do que se tratava mas achei que valia a pena tentar,e ainda bem que o fiz! De tudo o que passei desde 1999 (ano de filiação na FNA), vários são os momentos que recordo mas para sempre vai ficar no meu coração a amizade entre todos os elementos deste nucleo de Ermesinde.
    Desejo a todos que participaram, participam e irão participar nesta caminhada de crescimento da FNA-Ermesinde um grande abraço de amizade.
    Da vossa amiga

    Sandra Moreira Smile
    avatar
    Fernando Alves
    Seja Simpático, eu sou Pata Tenra
    Seja Simpático, eu sou Pata Tenra

    Masculino
    Número de Mensagens : 2
    Idade : 49
    Localização : Nelas
    Situação : Associado FNA
    Data de inscrição : 01/06/2008

    16 anos de Escutismo

    Mensagem  Fernando Alves em Dom Jun 01 2008, 07:26

    Com a História de cada Núcleo se constrói a História desta associação. Parabéns por estes 16 anos de Escutismo!

    Conteúdo patrocinado

    Re: História da Fundação do Núcleo de Ermesinde

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg Set 25 2017, 20:54